19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Gilmar Mendes anula provas contra Lira de investigação da PF

Caso seria levado para julgamento no plenário virtual do STF nesta sexta-feira

Todas as provas da investigação da Polícia Federal sobre desvios na aquisição de kits robótica que envolvam o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) vão ser anuladas.

Isso após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Vale constar que amanhã o caso seria levado para julgamento no plenário virtual do STF, por um pedido do próprio ministro Gilmar. Mas ele mudou de ideia resolveu tomar uma decisão individual de mérito para enterrar a investigação que atingia o presidente da Câmara.

Ele seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitava a anulação da provas. No entanto, Gilmar não determinou o trancamento do inquérito, como havia pedido a defesa de Arthur Lira. O ministro entendeu que o trancamento deverá ser solicitado ao juiz de primeira instância do caso.

Independente disso, a decisão encerra a possibilidade de que Lira seja investigado por uma suposta relação com desvios na aquisição dos kits robótica. A PF havia monitorado entregas de dinheiro vivo para um ex-assessor seu, Luciano Cavalcante.

Porém, advogados dos demais investigados também irão pedir a anulação das provas envolvendo seus clientes, na esteira do que ficou decidido a respeito de Lira.