8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Governo

Governo começa hoje a GLO contra facções criminosas no Rio e SP

Garantia da Lei e da Ordem nos dois estados foi assinada em decreto pelo presidente Lula

Milicianos e traficantes de drogas são os alvos nos dois Estados

A partir desta segunda-feira, 06, o governo federal vai implantar a operação de GLO – Garantia da Lei e da Ordem – nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, conforme decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula autorizou o uso das Forças Armadas em setores que já são responsabilidade do governo federal, sem entrar na atuação das polícias estaduais, que seguirão atuando normalmente, sob o comando dos governadores.

De acordo com o decreto os militares da Marinha e da Aeronáutica irão atuar nos portos de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e do Rio de Janeiro (RJ), além dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O Exército, por sua vez, não irá participa das ações determinadas por essa GLO, mas continuará a atuar nas fronteiras brasileiras, onde tem o poder de polícia.

 

O uso das Forças Armadas tem como objetivo reprimir o avanço de organizações criminosas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nas cidades fluminenses, esses grupos são comandados, em sua maioria, por membros de milícias e do Comando Vermelho (CV). Já nos municípios paulistas, a ação criminosa fica a cargo, principalmente, do Primeiro Comando da Capital (PCC).