4 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo de Alagoas forma mais 65 soldados da PM

Dos formandos, são 50 homens e 15 mulheres e oriundos do certame realizado em 2006, eles ingressaram na PM em fevereiro deste ano e concluíram o CFP com êxito

Fotos: Roberison Xavier

Alagoas ganhou mais 65 soldados combatentes da Polícia Militar. A solenidade de formatura foi realizada na terça-feira (27), no pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió. O secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, e o comandante-geral da PM, coronel Wellington Bittencourt, participaram do evento.

Durante a formatura, Alfredo Gaspar, que representou o governador Renan Filho, enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança no combate à criminalidade. Ele ainda anunciou novos investimentos.

“Já temos 30 Centros Integrados de Segurança em funcionamento e vamos inaugurar, muito em breve, mais três nas cidades de Rio Largo, Porto de Pedras e Novo Lino. Acabei de assinar, conforme liberação do Governador, a autorização para a construção de 30 novos Centros Integrados; a licitação de mais cinco Cisps Tipo II também foi finalizada, e o governador vai anunciar, em breve, um grande pacote de investimento que mudará a estrutura da segurança de forma definitiva. A Segurança Pública vem evoluindo desde o primeiro ano de governo, inclusive com a realização de vários concursos públicos, e fechará 2022 com toda uma movimentação na estrutura arcaica que antes existia, com novas tecnologias, ferramentas de trabalho, materiais de qualidade”. Alfredo Gaspar.

Segundo Alfredo, os novos policiais militares chegam para contribuir ainda mais com a redução dos índices de violência.

“Estamos no sexto mês seguido de redução de violência este ano, batendo todos os índices criminais e, isso, não é fruto do acaso, mas sim de muito trabalho, perseverança e eficiência. Então, esses homens e mulheres que hoje iniciam a carreira na PM, com certeza, darão uma grande contribuição para que a gente possa prestar um serviço com ainda mais qualidade do que hoje já ocorre com excelência”. Alfredo Gaspar.

Ele acrescenta que os novos policiais atuarão até o final deste mês na Capital e, em seguida, serão distribuídos para as unidades da Corporação conforme a necessidade da mancha criminal e da tropa.

O Comandante-geral da PM também reforçou que os novos concluintes do Curso de Formação de Praças (CFP), que estiveram sob a coordenação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), chegam com bastante conhecimento e habilidade para garantir a missão constitucional da Corporação junto ao povo alagoano.

“Esse é o compromisso feito pelo Governador junto ao Secretário e à PM: a renovação da Briosa, com a chegada dessas pessoas preparadas tecnicamente para estarem nas ruas servindo à sociedade com compromisso e dedicação, mesmo com o risco da própria vida como juraram diante do Pavilhão Nacional”. Coronel Bittencourt.

Ele lembra que, em breve, mais uma turma será formada pela Polícia Militar, após a realização do concurso público, que está em andamento, para o preenchimento de 1.000 vagas para soldados combatentes. O certame também está oferecendo 60 vagas para o quadro de oficiais combatentes da Instituição.

Dos formandos, são 50 homens e 15 mulheres. Oriundos do certame realizado em 2006, eles ingressaram na PM em fevereiro deste ano e concluíram o CFP com êxito. Seguindo os protocolos de segurança por causa da Covid-19, receberam instruções como armamento, munição e tiro, policiamento ostensivo geral, gerenciamento de crises, uso diferenciado da força e Cidadania e direitos humanos.