20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Governo Lula precisou de chaveiro porque portas do Alvorada estavam trancadas

Bolsonaro e aliados levaram as chaves; Atual governo faz varredura contra grampos antes de despachar no Palácio

Além de ter fugido para os Estados Unidos antes do fim de seu mandato, Jair Bolsonaro levou as chaves do Palácio do Planalto. Uma picuinha ridícula, pois tudo o que o governo Lula fez foi chamar um chaveiro.

Isso, por si só, mostra o grau de antagonismo entre os dois lados.

Esse, no entanto, não é o motivo para Lula despachar de um hotel em Brasília: a sede do governo e o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, passem por varreduras. Estão procurando grampos, escutas e possíveis ameaças que possam ter sido deixadas pela administração anterior.

Espionagem

Isso se mostra necessário porque, quando a equipe de transição começou a montar o gabinete no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, foi surpreendida pela presença de 30 agentes enviados pelo general Augusto Heleno.

O ex-presidente Jair Bolsonaro acompanhado do general Heleno, no Palácio do Planalto. Sérgio Lima/Poder360 04.02.2020

O então chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da presidência deu a justificativa de que eles fariam a segurança do local.

O GSI também havia aprontado computadores e equipamentos para a equipe de transição. O gabinete de Lula, entretanto, rejeitou o aparato “oferecido” por Heleno, trouxe maquinário próprio e contratou outra rede de WiFi por conta da desconfiança de que o general estaria tentando espionar os membros da equipe do novo governo.