19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo Paulo Dantas se destaca no apoio a inclusão de pessoas com deficiência

Criação de Secretaria transformou a realidade no investimento de políticas públicas

O governo Paulo Dantas está investindo em políticas públicas inovadoras para atender as demandas das pessoas com deficiência. São ações, segundo o governador, que estão transformando a realidade de milhares de alagoanos.

As ações se notabilizaram após a criação da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), instituída pela Lei Delegada nº 48/2022.

Com a missão de promover a formulação e implementação de políticas públicas, visando superar barreiras e garantir a igualdade de oportunidades para todas as pessoas com deficiência, a Secretaria tem cumprido um papel fundamental na luta por igualdade e inclusão.

O estado de Alagoas ocupa a quarta posição nacional com maior número de pessoas com deficiência, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2023.

Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, a criação da Secdef reafirma o compromisso da gestão do governador Paulo Dantas com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham o direito de viver com dignidade e participar plenamente da vida social, mostrando o protagonismo de todas as pessoas com deficiênci

Por décadas, as pessoas com deficiência em Alagoas enfrentaram uma batalha árdua por seus direitos. Apesar de avanços significativos na legislação federal e estadual, a inclusão social desse grupo ainda era um desafio constante. A Constituição Federal de 1988 representou um marco histórico, reconhecendo os direitos dessas pessoas, estabelecendo a necessidade de políticas públicas específicas.

Na defesa de direitos

O paratleta Carlos Guedes, recebido em palácio, destacou que as políticas públicas do governo têm feito a diferença, impactando diretamente na vida dessas pessoas, com benefícios como o Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência, que garante, entre outras coisas, 50% de desconto em atividades culturais.

“Hoje tenho a grande satisfação de saber que existe uma secretaria dedicada a defender nossos direitos. A Secdef nos proporciona um espaço de respeito e apoio, onde encontramos soluções para as dificuldades que enfrentamos. Para mim, a criação desse órgão marca um novo momento para a comunidade de pessoas com deficiência em Alagoas”, destaca o atleta.

No seu caso, por exemplo, ele ressalta o apoio recebido do Governo de Alagoas para participar de competições fora do estado. “Sou muito grato a todos os profissionais da Secdef, em especial à secretária Arabella e ao governador Paulo Dantas, por promoverem políticas públicas que visam à inclusão e à qualidade de vida das pessoas com deficiência em nosso estado”, conclui Carlos Guedes.