19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Grêmio e Flamengo avançam e se enfrentam nas semis da Copa do Brasil

Imortal deixa o Bahia pelo caminho no drama das penalidades, enquanto Mengão se classifica com nova vitória sobre o Athletico-PR

Foto: Rodrigo Rodrigues/ CBF

Por Dyego Barros

A noite desta quarta-feira (12) definiu os dois primeiros semifinalistas da Copa do Brasil de 2023.

Grêmio se classifica depois de sair perdendo

Depois de empatarem por 1 a 1 na Fonte Nova, há uma semana, Grêmio e Bahia repetiram o placar na Arena gremista, em Porto Alegre, e o Tricolor gaúcho superou os baianos nas penalidades máximas. No tempo regulamentar, Everaldo inaugurou o marcador, colocando os visitantes na frente com um golaço de fora da área, já nos descontos da etapa inicial. Pouco antes, Cristaldo havia desperdiçado um pênalti assinalado para os donos da casa. No segundo tempo, o paraguaio Villasanti deixou tudo igual, o que permitiu que os comandados de Renato Portaluppi levassem a melhor na marca da cal.

Primeiro campeão do torneio, em 1989, o Imortal possui uma relação íntima com a competição e segue firme na luta por um hexacampeonato aguardado desde 2016, ano em que ergueu a taça de campeão pela última vez.

Flamengo volta a vencer o Athletico

No confronto de rubro-negros na Ligga Arena, deu Mengão. Após bater o Athetico-PR por 2 a 1 na última quarta (5), o Flamengo voltou a derrotar os paranaenses. Desta vez, por 2 a 0.

Precisando reverter o prejuízo da partida de ida, o Furacão era melhor e pressionava, mas o dono da edição de 2022 do torneio contou com uma forcinha do meia Erick, que marcou contra aos 45’ (1T), para jogar uma ducha de água fria no time curitibano.

Na volta do intervalo, Gabigol ampliou o placar, mas o VAR entrou em ação e apontou impedimento do camisa 9 no lance. Durante o trabalho de revisão, exibido em tempo real no telão do estádio, o atacante chegou a comemorar, antes de se frustrar pela polêmica decisão. Quente, o jogo teve Gérson e Thiago Heleno expulsos, por confusão e, no finalzinho, Gabriel enfim pôde comemorar, anotando o segundo tento flamenguista para liquidar a fatura.

Classificados, Grêmio e Flamengo embolsam a premiação de R$ 9 milhões e se encaram nas semis.

Mais emoção pela frente

Nesta quinta-feira (13), Palmeiras e São Paulo decidem mais um semifinalista no Allianz Parque, com o Verdão precisando reverter a vantagem – de 1 a 0 – conquistada pelo rival no Morumbi. No sábado, será a vez de Corinthians e América colocarem um ponto final na fase quartas de final, em Itaquera. Assim como o Tricolor Paulista, o Coelho joga por um empate.