16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Guedes promete a governadores nova distribuição de receitas

Dos 20 Governadores no encontro, apenas um era da região Nordeste

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu a ajuda dos governadores na aprovação de reformas no Congresso, especialmente as da Previdência e tributária, prometendo em troca um tratamento mais igualitário dos governos estaduais e uma nova distribuição das receitas obtidas com a arrecadação de impostos.

Em um almoço organizado pelos governadores eleitos do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de São Paulo, João Dória (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), Guedes formalizou, segundo alguns dos governadores presentes, o apoio a reformas.

Em troca do apoio, Guedes acenou com a solução de uma questão há muito reivindicada pelos governadores: a redistribuição da receita de impostos com os estados, hoje muito concentrada na União.

O petista Wellington Dias, reeleito governador do Piauí, foi o único do Nordeste no encontro de 20 dos mandatários estaduais se reuniram em Brasília pela primeira vez desde os resultados das eleições. A região Nordeste foi a única que deu vitória para Fernando Haddad (PT), rival de  Bolsonaro nas eleições deste ano.