19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Interior

Ex-prefeito e ex-secretário de Viçosa são soltos

“Farra das diárias”, denunciada pelo MPE, levou à prisão Flaubert Filho e Maxwell Carnaúba

O ex-prefeito Flaubert Filho e o ex-secretário de Viçosa, Maxwell Carnaúba, foram soltos pelo desembargador Celyrio Adamastor, que acatou o pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados de defesa. Os ex-gestores estão sendo monitorados por tornozeleira eletrônica e devem cumprir uma série de medidas restritivas.

Ambos foram presos na no dia 20 deste mês, acusados de comandar um esquema de desvio de recursos públicos com concessões para viagens que nunca existiram.

O esquema ficou conhecido como a “farra das diárias”. As prisões foram efetuadas em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, após denúncia do Ministério Público Estadual (MP/AL).

A fraude foi comprovada com depoimentos colhidos e documentação pelo MP/AL. Os processos das diárias foram forjados para que parecessem legais.

Flaubert Filho foi preso no município de Atalaia, Região Metropolitana de Maceió, e Maxwel Carnaúba na própria cidade de Viçosa.

A ação foi realizada de forma conjunta entre o Grupo de Ação Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Promotoria de Justiça. Também participaram agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar.

MBL

O ex-prefeito Flaubert Torres era um dos militantes engajados no Movimento Brasil Livre (MBL) que participou de passeatas em Maceió bradando contra a corrupção no governo anterior.