21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Haddad sobre conceder indulto: “Lula quer ser solto na justiça”

Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que o candidato do PT libertará o ex-presidente, preso desde abril, caso seja eleito

Em sabatina promovida pelo UOL, em parceria com a Folha e o SBT, o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, não confirmou nem descartou a possibilidade de conceder indulto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso seja eleito em outubro.

Lula está preso desde abril deste ano em Curitiba, após ser condenado na operação Lava Jato no caso do tríplex do Guarujá (SP). Para o PT, o ex-presidente é vítima de uma perseguição do Judiciário com a finalidade de excluí-lo do processo eleitoral.

Em pronunciamento neste domingo, deitado em uma cama, Jair Bolsonaro (PSL) chorou, criticou o Supremo Tribunal Federal por derrubar a obrigatoriedade do voto impresso e afirmou que o candidato do PT, Fernando Haddad, libertará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril, caso seja eleito.

Segundo Haddad, Lula diz que não troca sua “dignidade pela liberdade” e que quer que os tribunais superiores o absolvam. “Acredito que ele vai ter justiça, que vai ser absolvido, inclusive porque isso não está mais apenas no âmbito nacional, mas internacional”, afirmou Haddad, referindo-se à demanda apresentada pelo PT à ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o caso.