21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Interior

Haddad teve a maioria dos votos em Alagoas; Bolsonaro levou na Capital

Presidente eleito recebeu 61,63% dos votos de eleitores maceioenses; PT venceu em 94 de 102 municípios alagoanos

Após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apurar 100% das urnas, já é possível ver como Alagoas votou nas eleições do 2º turno para o cargo de Presidente do Brasil. O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), ficou com apenas 40,08% dos votos no Estado, contra 59,92% dos votos de Fernando Haddad (PT).

Assim como nos demais Estados do Nordeste, onde o candidato petista obteve mais votos (69,7%), a votação foi oposta ao cenário nacional. Em todo o Brasil, Bolsonaro foi eleito com 55,13% dos votos (quase 58 milhões de votos) contra os 44,87% (47 milhões) de Haddad.

Se for levar em conta o total de municípios, Haddad ficou muito mais na frente. O presidente eleito foi o mais votado em apenas 8 municípios alagoanos, contra os 94 do petista.

Maceió

O que fez a grande diferença foram os votos na Capital. Com um maior número de eleitores, Maceió preferiu votar em sua maioria no candidato do PSL.

Com proporção maior se comparada com todo o Brasil: 61,63% dos eleitores maceioenses votaram no candidato eleito, contra apenas 38,37% dos que fecharam com o petista.