25 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Hemoal promove coleta externa em Arapiraca neste sábado

Mulheres podem doar sangue normalmente, desde que tenham boa saúde e não estejam grávidas ou amamentando

Mulheres podem doar sangue normalmente, desde que tenham boa saúde e não estejam grávidas ou amamentando

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa de sangue neste sábado (4), na casa de eventos Levinos Hall, localizada na rua Governador Luiz Cavalcante, no bairro Novo Horizonte, em Arapiraca.

A ação vai ocorrer das 8h às 12h e visa manter estabilizado o estoque de hemocomponentes para atender a população dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde.

Já na sede da Unidade Arapiraca, situada na rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Eldorado, próximo ao Colégio Alternativa, as doações de sangue podem ocorrer até às 15h. Na segunda-feira (6), o órgão retoma seu horário convencional, das 7h às 12h e das 13h às 17h, seguindo com a Campanha Junho Vermelho.

“Necessitamos aumentar nosso estoque de sangue para atendermos a demanda de transfusões dos hospitais do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco durante os festejos juninos. Desse modo, as coletas externas representam uma estratégia para facilitar o acesso dos arapiraquenses ao gesto nobre que pode salvar até quatro vidas”. Aurélia Fernandes, supervisora do Hemoal Arapiraca.

Critérios para Doação de Sangue

Entre os pré-requisitos para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter no mínimo de 16 anos, peso igual a 50 quilos e comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto.

Além destes pré-requisitos, é necessário estar usando máscara e estar com boa saúde, conforme portaria do Ministério da Saúde (MS).

Mas, caso o voluntário seja acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos de idade, tenha contraído hepatite, fica impedido de doar sangue.

No caso dos candidatos à doação de sangue que tenham colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o procedimento é vetado pelo período de um ano.

“Os candidatos à doação de sangue não devem fumar duas horas antes da doação e nem ingerir bebidas alcóolicas 12 horas antes de comparecer ao posto de coleta. Também devem ser evitadas práticas esportivas logo após doar sangue”.

A supervisora do Hemoal Arapiraca ressalta que, no caso das mulheres, há impedimento para doar sangue caso estejam gestantes ou amamentando.

E quanto aos doadores de sangue habituais, o Ministério da Saúde orienta que a doação feminina só pode ser repetida após um intervalo de três meses. Com relação aos homens, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há pelo menos dois meses.

Covid-19

No caso dos candidatos à doação de sangue que tenham sido infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto aos voluntários que tiveram apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentaram sintomas da Covid-19, a doação de sangue está liberada.

Para os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se o candidato à doação de sangue tomou as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo dever ser de sete dias, mas se o imunizante foi a vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, assim como se ele foi vacinado contra a Influenza.