20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Henrique Meirelles é elogiado pelo PT e faz “discurso de ministro da Fazenda”

Ex-presidente do Banco Central ressaltou a responsabilidade fiscal no governo Lula e as políticas de geração de emprego e renda

O ex-presidente do Banco Central no governo Lula, Henrique Meirelles, discursou em ato de campanha do petista nesta terça-feira (25), na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. E suas palavras foram consideradas como a de um “ministro da Fazenda”.

As palavras de Meirelles teriam agradado o ex-presidente Lula, sobretudo a parte em que ele disse que é o presidente Jair Bolsonaro quem deseja um “cheque em branco” na economia. No mercado financeiro, é frequente a crítica de que Lula desejaria um “cheque em branco”.

Meirelles no entanto ressaltou a responsabilidade fiscal no governo Lula e as políticas de geração de emprego e renda.

Lula, como se sabe, evita adiantar nomes de ministros, sobretudo para comandar a área econômica. Mas Meirelles está no radar do presidente para comandar alguma posição importante no eventual futuro governo. Economistas de outros partidos, como os pais do Plano Real, também podem ser chamados a colaborar.

No ato na PUC, Lula disse que, se eleito, não fará um governo do PT. Ou seja, aplicará a lógica de frente ampla para governar e consertar o estrago do bolsonarismo no país.