19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Homem coloca bomba na área do aeroporto para explodir no dia da posse de Lula

Polícia prende o suspeito que confessou a autoria do atentado terrorista e a motivação política

Polícia do Distrito Federal isolou a área onde o terrorista implantou a bomba para explodir no dia da posse de Lula

Um homem responsável por armar uma bomba de grande impacto em uma área próxima ao aeroporto de Brasília, foi preso pela  Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e confessou que planejou o atentado para o dia da posse de Lula (PT) no Palácio do Planalto.

O homem armou a bomba neste sábado, 24, pela manhã e  à tarde o suspeito foi preso. Com ele foram apreendidos mais seis explosivos. No ato, da prisão, ele declarou que planejava o “caos” para chamar atenção do movimento bolsonarista que quer impedir a posse de Lula (PT) na Presidência da República.

O homem é morador do Pará e apoiador radical do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um endereço no Sudoeste, bairro nobre do DF, outros explosivos foram encontrados.

“Os autores responderão por posse e porte de arma de fogo e explosivos. Também responderão pelo crime contra o Estado Democrático de Direito”, informou o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido.

Já o futuro ministro da Justiça,  senador eleito Flávio Dino (PSB), que acompanhou o caso, disse que no material encontrado próximo do Aeroporto Internacional de Brasília há “emulsão de pedreira”. Esse tipo de produto é explosivo e usado por mineradoras em escavações.

A bomba no aeroporto

O artefato estava em um caminhão-tanque e mobilizou equipes da Polícia Militar do DF  e do Corpo de Bombeiros Militar do DF, que atuaram com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Federal. O esquadrão antibomba da PMDF desativou a bomba.