16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Homem mata 22 pessoas e fere mais de 50 com rifle nos EUA em cidade que não pede porte de arma

Polícia colocou mais de 100 agentes na busca por atirador no Maine

Armado com um rifle, Robert Card, de 40 anos, é o suspeito dos assassinatos de pelo menos 22 pessoas e mais de 40 feridos ao abrir fogo em um bar e um boliche em Lewiston, cidade de cerca de 40 mil habitantes no estado do Maine, nos EUA.

A polícia do estado americano do Maine está à procura, com mais de 100 agentes, do homem acusado de cometer o tiroteio em massa. O suspeito é um instrutor de tiro e acredita-se que esteja na reserva das forças armadas, segundo a ordem de captura da polícia estadual.

De acordo com o polícia, o atirador abriu fogo contra as vítimas em uma pista de boliche e em um bar. Os dois locais ficam a cerca de 6,5 km de distância um do outro. Autoridades pediram aos moradores que fiquem em casa, protegidos e evitem sair enquanto o suspeito não for capturado.

A cidade de Lewiston faz parte do condado de Androscoggin e fica a cerca de 56 km ao norte da maior cidade do estado, Portland. O estado não exige licença para porte de armas, e tem uma cultura de longa data de posse de armas que está ligada às suas tradições de caça e tiro esportivo.

Massacre

O massacre pode se tornar o sexto mais mortal da história dos EUA, caso o número de 22 mortes seja confirmado, segundo levantamento do instituto Gun Violence Archive. O ataque mais violento aconteceu em Las Vegas, em 2017, quando 58 pessoas foram assassinadas e 441 ficaram feridas.

Desde o início de 2023, 565 tiroteios em massa foram registrados no país, provocando a morte de 595 pessoas. No mesmo período do ano passado, foram registradas 559 ocorrências com 545 mortes.