18 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Hospital da Mulher realiza mais de 600 atendimentos no Plano Emergencial de Oncologia

Consultas, exames, tomografia, mamografia, ultrassonografia e acompanhamento psicológico fizeram partes do atendimento

O Hospital da Mulher (HM), em Maceió , atendeu 619 mulheres através do Plano Emergencial de Oncologia, em nove meses. O hospital é vinculado a rede estadual de saúde e administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)

O atendimento realizado pela unidade hospitalar foi por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Consultas, exames laboratoriais, tomografia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e acompanhamento psicológico fizeram parte dos serviços oferecidos pelo hospital.

A prioridade do Plano Emergencial de Oncologia é agilizar a assistência das pessoas acometidas por câncer, reduzindo o tempo entre o atendimento inicial e a cirurgia, respeitando o que preconiza o Ministério da Saúde (MS). De novembro do ano passado a agosto deste ano, o HM realizou 115 cirurgias oncológicas, sendo 24,15% para a retirada de tumores de mama, 15,22% de colo de útero, 14,44% de ovário e 12,07% de endométrio.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Plano Emergencial de Oncologia inclui a triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares pertencentes ao Estado. “São números que reforçam o comprometimento da gestão estadual em assegurar que os alagoanos tenham acesso a tratamentos de Alta Complexidade de forma célere e tecnicamente correta”, disse o gestor.

A médica oncologia Rafaella Toledo salienta que o grande foco do Hospital da Mulher é atender mulheres diagnosticadas com câncer de mama ou tumores ginecológicos que afetam o ovário, endométrio e o colo do útero. “Um ótimo exemplo é a nossa paciente Wilma Rejane, que entre o primeiro atendimento e a cirurgia de remoção de tumor no endométrio, durou em torno de 20 dias. Hoje ela está se recuperando bem e continua recebendo o acompanhamento necessário para finalizar o tratamento”, declarou.