26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Notícias

HUB Senai de Inovação e Tecnologia terá pré-aceleradora com metodologia que já apoiou mais de 500 empresas

Interessados podem se inscrever a partir dessa quarta-feira, dia 22, no processo de seleção que vai destinar até R$ 20 mil para apoiar projetos

HUB Senai será inaugurado nesta terça-feira, 21 | Assessoria

O HUB Senai de Inovação e Tecnologia de Alagoas, que será oficialmente aberto nessa terça-feira, às 19h, vai desenvolver projetos como o Programa de Pré-Aceleração – Geração do Hoje (GdH – Indústria), executado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI).

Na primeira etapa, a pré-aceleradora vai receber 15 projetos de empresas que atuam na cadeia produtiva da indústria e que estejam em fase inicial (ideação, pré-operação ou operação). As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.al.senai.br a partir desta quarta-feira, dia 22.

Os empreendedores selecionados terão acesso gratuito a um programa criado especialmente para apoiar o desenvolvimento de novos negócios. A metodologia TXM, como foi batizada, abrange desde a definição do propósito da empresa até a prototipagem de produtos e serviços e a avaliação comercial do projeto.

O trabalho é executado com mentorias e orientações técnicas em um ambiente físico e com apoio de uma plataforma que estimula o networking e a troca de experiências. Os participantes do programa também terão apoio financeiro, com aporte de até R$ 20 mil para cada empresa.

A metodologia TXM já apoiou o desenvolvimento de aproximadamente 500 empresas. Há cinco anos é usada em laboratórios de cocriação em Santa Catarina e desde 2020 ajuda a desenvolver ideias empreendedoras também em Brasília.

“O brasileiro é muito criativo. A metodologia ajuda a organizar essas ideias do empreendedor e transformá-las em um produto, serviço ou empresa viável”, diz Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da metodologia TXM.

Gerente executivo de inovação e tecnologia do Senai de Alagoas, Maicon Lacerda diz que o projeto vai mostrar aos empreendedores que a inovação pode ser um diferencial importante para novos negócios ou empresas de menor porte.