21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Humberto Martins censura acesso a cartão corporativo de Bolsonaro e família

Ministro presidente do STJ cassa decisão do TRF3 que assegurou o direito de acesso ao jornal Estado de S. Paulo

Humberto Martins: direito cassado

O jornal O Estado de S. Paulo foi censurado pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.

O ministro barrou o direito do jornal ter acesso às informações  do cartão corporativo de pagamentos da Presidência da República. O jornal havia conquistado esse direito em decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) que permitiu ao jornal ter acesso aos dados do cartão no período de janeiro a março de 2020.

Martins, contudo, cassou a decisão do TRF3. O presidente do STJ de há muito se aproximou do senador Flávio Bolsonaro e chegou a ser cotado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em sua declaração contra a decisão do TRF3, o ministro disse que TRF3 poderia expor informações “sensíveis” e poderia colocar em risco a segurança do presidente Jair Bolsonaro (PL), seu vice Hamilton Mourão (Republicanos), além de seus respectivos familiares. “A divulgação das despesas com alimentação, transporte e hospedagem, destinadas às referidas autoridades e às suas equipes de segurança e apoio, pode, sim, comprometer, de forma crucial e irreversível, a sistemática de segurança construída”, afirmou Martins.