7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

IBGE: Desemprego atinge mais de 12,4 milhões de brasileiros

Taxa está recuando sustentada por vagas abertas no setor informal

O desemprego no país foi de 11,7% no trimestre encerrado em outubro, de acordo com dados do IBGE. O índice caiu em relação ao trimestre anterior (12,3%) e também na comparação com o mesmo período do ano passado (12,2%).

Apesar disso, segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil segue alto, com 12,4 milhões de pessoas. Isso representa queda de 4% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2017, houve recuo de 3,1%.

De acordo com o IBGE, a queda no desemprego está ligada à criação de postos de trabalho para atuar nas eleições .O aumento no contingente de ocupados foi distribuído entre os grupos de atividade, com destaque para informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (mais 214 mil pessoas) e outros serviços (mais 240 mil pessoas).

Informalidade

O órgão destacou que a taxa está recuando sustentada por vagas abertas no setor informal, sem carteira de trabalho assinada. A quantidade de empregados no setor privado sem carteira assinada cresceu 4,8% em relação ao trimestre anterior, chegando a 11,6 milhões de pessoas (aumento de 534 mil ocupados). Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve alta de 5,9%, ou 649 mil pessoas a mais.

Já o número de trabalhadores por conta própria cresceu 2,2%, alcançando 23,6 milhões de pessoas (497 mil a mais que no trimestre anterior). Frente ao mesmo período do ano anterior, o indicador também apresentou elevação, de 2,9%, representando mais 655 mil pessoas.

O número de empregados no setor privado com carteira assinada foi de 32,9 milhões de pessoas, ficando estável tem relação ao trimestre anterior e ao mesmo período do ano passado.