21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Ibope: Ciro Gomes vence Bolsonaro no segundo turno: 44% a 33%

Simulações dizem que Nordeste apoia Ciro com mais de 54%

Na primeira pesquisa do Ibope, após a rejeição da candidatura de Luis Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato do PDT Ciro Gomes se apresentou como herdeiro do espólio eleitoral de Lula. Ele cresceu, passou Marina e já vence Bolsonaro no segundo turno.

Nas simulações de segundo turno nas eleições 2018Jair Bolsonaro (PSL) perde para Ciro Gomes (PDT) – 44% a 33%.

Marina Silva (Rede) ganha de Alckmin, candidato do PSDB: 43% a 33%.

Ibope: Ciro vence Bolsonaro.

Geraldo Alckmin (PSDB) – 41% a 32%– , e empata tecnicamente com Fernando Haddad.   Isso  sengundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quarta-feira, 5.

Nas simulações de disputas de segundo turno, o Nordeste aparece como a região mais problemática para Bolsonaro. Lá, ele perderia por larga margem para os candidatos do PDT (55% a 21%), da Rede (51% a 24%), do PSDB (46% a 22%) e do PT (43% a 27%). Curiosamente, Alckmin venceria o candidato do PSL mais facilmente no Nordeste do que em sua região, o Sudeste (onde o placar seria 39% a 35% para o tucano).

De acordo com o Ibope, sem Lula, Jair Bolsonaro inicia o segundo o turno na liderança com 22% das intenções e votos. No entanto, a pesquisa diz que Ciro Gomes sobe na preferência popular e disputa o segundo turno com vantagens sobre Bolsonaro.