20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Indicações continuam: Bolsonaro nomeia 14 militares e 13 embaixadores para novos cargos

Foram alteradas composições de órgãos militares e também entre os funcionários que trabalham nas relações internacionais brasileiras

Faltando menos de um mês para deixar a presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez mudanças de cargos nas áreas militares e no Itamaraty, ao assinar a nomeação de 14 militares e de 13 embaixadores para novas funções.

As trocas feitas pelo chefe do Executivo foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) de hoje, alterando composições de órgãos militares e também entre os funcionários que trabalham nas relações internacionais brasileiras, com a troca em 11 embaixadas, além de escritórios da ONU (Organização das Nações Unidas).

Militares

Na área militar, o general de brigada Carlos Eduardo Barbosa da Costa, que atuava como adido do Departamento de Educação e Cultura do Exército, agora será adido da Secretaria-Geral do Exército.

Nomeação que entrará em vigor durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir de 1º de julho de 2023, já na gestão Lula, o major brigadeiro Flávio Luiz de Oliveira Pinto deverá assumir o posto de diretor-geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa, em Washington, nos Estados Unidos, pelo prazo de dois anos.

Bolsonaro também nomeou o tenente-brigadeiro Alcides Teixeira Barbacovi para exercer o cargo e diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo brasileiro. Antes, ele chefiava o comando de operações aeroespaciais.