17 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

INSS determina o fim do teletrabalho nas agências, a partir de 1º de agosto

Servidores acusam ‘politicagem’ do ministro Carlos Lupi

A partir de primeiro de agosto, os servidores do INSS terão que voltar às repartições para o trabalho presencial. A determinação foi exposta nesta quinta-feira, 11, pelo presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto.

O fim do teletrabalho no órgão, segundo o gestor tem como intuito “aperfeiçoarmos o trabalho presencial na Administração Central a partir de 01 de agosto de 2024. Solicitamos que apresentem até o dia 22 de julho de 2024 o plano de desmobilização do trabalho remoto no âmbito de suas respectivas unidades, que compõem a Administração Central”.

O plano de desmobilização deve contemplar todos os servidores nominalmente e apresentar justificativa no caso de permanência excepcional de um servidor em trabalho remoto.

Posteriormente à apresentação do plano de desmobilização, será definida a porcentagem máxima de autorização para trabalho remoto em cada unidade.

Em reação, servidores veem “politicagem” do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e negam que essa mudança vá resolver o problema de atendimento.