19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Isnaldo Bulhões diz que Marina Silva está equivocada sobre esvaziamento de Ministério

Marina acusou que perdas no ministério se deu por negacionismo do Congresso em relação às mudanças climáticas e ao desmatamento.

Isnaldo Bulhões rebate Marina Silva, ministra do Meio Ambiente

O deputado Isnaldo Bulhões, relator da MP (Medida Provisória) que determinou a organização básica dos ministérios do governo Lula (PT) e líder do MDB na Câmara dos Deputados, rebateu as declarações da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP).

Em entrevista ao jornal O Globo, Marina afirmou que as perdas de gestão sobre o Cadastro Ambiental Rural e a Agência Nacional das Águas podem ter ocorrido devido à falta de compreensão do Congresso, citando a existência de uma parte negacionista em relação às mudanças climáticas e ao desmatamento.

Isnaldo Bulhões, representante do MDB, que possui três ministérios no governo, destacou que as alterações nos órgãos foram realizadas mediante acordos acertados com o presidente Lula.

“Marina está totalmente equivocada. Não houve qualquer esvaziamento do ministério dela. Se ela acha que houve, não está na mesma página do governo. Tudo o que está na MP foi fruto de entendimentos. Ela fala que há falta de compreensão do Congresso. Isto pode existir, sim, mas de uma pequena parcela radical. O texto teve apoio e foi avalizado pelo presidente Lula”, respondeu o deputado.

O parlamentar afirmou que a inconformidade da ministra se deve ao fato de ela desejar ampliar seus próprios poderes. O deputado ressaltou que nunca teve dificuldades em estabelecer diálogos com Marina, mas considera que suas declarações são resultado de disputas políticas.

“Não posso reclamar de falta de debates com a Marina, que sempre dialogou comigo. Mas a interpretação de esvaziamento não é real e é prejudicial para o país. Todas as ações de preservação ambiental foram preservadas no texto. Só não pode uma ministra do Meio Ambiente achar que pode ser responsável pela estrutura de segurança hídrica, um dos objetivos dela”, comentou.