8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Jair Bolsonaro vence Haddad 54% dos votos válidos

Capitão reformado é 8º presidente eleito pelo voto desde o fim do regime militar, que ele tanto admira

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, foi eleito presidente do Brasil. Após 94,4% de apuração, às 19h21 de domingo, de um segundo turno com mais de 21% de abstenção, ou 27,7 milhões de eleitores que não compareceram para votar, Haddad apareceu apenas com 44% dos votos válidos. Com isso, Bolsonaro, com 55% é o 42º presidente do Brasil.

O capitão reformado é 8º presidente eleito pelo voto, desde o fim do regime militar (1964-85) que tanto admira. Ele será o décimo sexto presidente militar da história e o terceiro a chegar ao poder pelo voto direto. Os outros foram Hermes da Fonseca, em 1910, e Eurico Gaspar Dutra, em 1945.

Após um atentado, ele foi atingido no intestino e quase morreu, ficando fora da campanha de rua até o fim da disputa. Transformou o hospital e, depois, sua casa no Rio em quartel-general de onde gravava vídeos para a internet e recebia apoiadores.

A facada desorganizou a estratégia de seus adversários e permitiu a Bolsonaro se isolar dos debates televisivos. Seu ponto fraco era, exatamente, quando ele e sua equipe se pronunciavam. Isolado, ele acabou crescendo nas pesquisas e nunca chegou a ficar atrás nas intenções de voto – salvo uma hipotética disputa com Ciro Gomes, terceiro colocado no primeiro turno.

Bolsonaro quebra uma série de quatro vitórias presidenciais petistas. Mais que isso, encimou um tsunami de direita na eleição, com a expulsão de diversos nomes da esquerda e da política tradicional do Legislativo e também com a ascensão de nomes novos nas disputas por governos de estado.

Live

Em sua casa, citando passagens bíblicas e a corrupção, e principalmente falando no poder da “verdade”, Jair Bolsonaro fez um pronunciamento no Facebook agradecendo os votos, orações e confiança. “Vamos juntos mudar o destino do Brasil. Sabemos onde queremos ir. Meu muito obrigado pela confiança”.

Festa

Por todo o Brasil, muita celebração. Aglomerações, fogos e gritos de alegria, assim como de ordem contra o PT, marcam a comemoração pela vitória de Jair Bolsonaro.