22 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cultura

Jaraguá: Pé de serra e Arraial da Inclusão são destaques

Arena Gastronômica é também um dos principais atrativos dos festejos juninos do Jaraguá.

Com o tema “São João de Maceió é Praia, Festa e Forró”, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com a empresa Branco Promoções e Eventos, vencedora da licitação em 2017, preparou vasta programação até o próximo sábado (30), no Jaraguá.

No Arraial Central, montado no estacionamento do Jaraguá e nas praças Marcílio Dias e Dois Leões, a festa acontece desde o dia 22 de junho. Além do palco principal e dos Arraiais do Forró Pé de Serra e do Forrock, a estrutura da festa, que tem patrocínio do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal, conta com Vila Cenográfica e Pavilhão das Quadrilhas. Ao todo, durante nove dias, 102 apresentações acontecerão por lá.

Além disso, a Arena Gastronômica, realizada por meio de uma parceria com a Associação de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel), é um dos principais atrativos dos festejos juninos do Jaraguá.

Com 10 restaurantes participando da ação, o espaço, que fica localizado ao lado da Vila Cenográfica, nas proximidades da Praça Marcílio Dias, disponibiliza uma variedade de pratos típicos da gastronomia nordestina. Mas quem não for muito fã das comidas tradicionais, vai encontrar até sushi e coxinha.

Para esquentar a noite desta terça-feira (26), o forró pé de serra toma conta da Praça Marcílio Dias. Às 19h, o Trio Xodó Beleza bota todo mundo para dançar. Em seguida, às 20h30, Irineu Nicácio faz sua sanfona chorar para a alegria dos forrozeiros. Já às 22h30, Alberto Germano fecha a noite.

São João para todos

Fora da programação do Arraial Central, a partir das 13h, a Prefeitura de Maceió também promove a primeira edição do Arraiá da Inclusão, no Pavilhão das Quadrilhas, localizado ao lado do Memorial à República, no Jaraguá. O evento será realizado a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência, e a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

A programação do Arraial da Inclusão irá contar com apresentações de canto, quadrilha, dança das peneiras, pastoril, ciranda e dança da fita com a participação de pessoas com deficiência ligadas ao PAM Salgadinho, Adefal, APAE,  Pestallozizi e Associação dos Hemofílicos.