25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Jovem negro é torturado em supermercado de Maceió ao tentar comprar celular

Ele estava com dinheiro no bolso, foi acusado injustamente de furto e agredido por duas horas teve que fazer um vídeo confissão

Um jovem negro de 19 anos foi torturado em um supermercado GBarbosa, em Maceió. Ele foi dado como um ladrão de celular, embora tenha ido lá para comprar o aparelho e estivesse com R$ 1.090 no bolso, sacados no caixa automático da o estabelecimento – quantia tomada, pois acreditaram ser produto de furto.

Ele ainda foi obrigado a gravar um vídeo confessando o crime que não cometeu. O caso aconteceu no sábado (21), na unidade da Feirinha do Tabuleiro.

Enquanto escolhia um aparelho no setor de eletrônicos, foi pego pela cintura por alguém que disse ser policial. Essa pessoa o acusou de já ter furtado um celular antes.

“Ele me levou para uma salinha e me agrediu, bateu muito na minha cabeça, colocou um saco na minha cabeça. Não estava só ele na sala, mas ninguém fez nada. Depois que a PM chegou, ninguém me pediu desculpa e nem falou nada”. Jovem torturado, ao portal G1.

A sessão de tortura apenas acabou quando uma policial disse que outra pessoa havia praticado o furto. Ele então parou de receber socos no rosto e devolveram seu dinheiro. Além do relógio de pulso, que ficou destruído.

Leia mais: Correr na rua e mexer na própria bolsa: Negros dizem o que fariam se não existisse racismo no Brasil

Após o ocorrido, ele fez um boletim de ocorrência e foi submetido a exame de corpo de delito no IML. Ele também confirmou à polícia que foi obrigado a confessar em vídeo o furto pelo homem que acreditava ser segurança do local. O advogado Basile Christopoulos disse que o que aconteceu foi um caso bárbaro:

“Um jovem que aos 19 anos foi comprar um celular no supermercado GBarbosa da Feirinha do Tabuleiro e aí foi abordado por alguém que se dizia policial e sofreu agressões. Colocaram um saco na cabeça dele, foi espancado violentamente. Vamos punir aqueles que o torturaram e praticaram essa violência física, como também indenização do ponto de vista civil, porque foi uma violência muito triste. A família está muito abalada com a situação toda que ocorreu”. Basile Christopoulos, advogado.

Christopoulos vai nesta segunda-feira (23) acompanhar o cliente ao Ministério Público Estadual, à Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas e à Delegacia-Geral da Polícia Civil para denunciar o caso e cobrar providências.

11 Comments

  • Avatar Walmir Martins

    Enquanto a Lei for aplicada só para os Pobres , tudo continuará do mesmo jeito, estamos em um País onde a Própria Lei é Injusta e os que a aplicam também são injustos, não vê o caso da Jovem que foi dopada e estuprada? A injustiça que fizeram com a moça, O Jovem riquinho saiu por cima e os homens da lei conduziram injustamente a Lei injusta a favor do Criminoso.

  • Avatar Lindomar da Silva Itamaro

    Acredito que temos que nos unir os POBRES DO BRASIL E Sem ver cor credo genero a briga é , e sempre será POBRE CONTRA RICO.

  • Avatar Francisco Silva

    O grande problema reside nas autoridades tanto do executivo, quanto do judiciario. O executivo apos a eleicao de Bolsonaro que com suas falas inclusive racistas, com a negacao do racismo por ele, seu vice Mourao, e seus ministros, e tambem de governadores incentivam o racismo a irracionalidade e a barbarie praticada contra negros e indigenas

  • Avatar Ronaldo Correa

    Daqui a pouco vão começar a atacar os opositores do governo. Vão inflar essa bola até explodir e eles entrarem com o exército com a desculpa de manter a ordem. Adeus democracia. Parabéns aos envolvidos!

  • Avatar Carlos

    daqui a pouco aparecerá um cidadão dizendo que ele tem ficha suja que ele confessou daqui a pouco vai aparecer alguém dizendo que ele é bandido mesmo que ele é culpado. sempre vai ter alguém para defender o vilão e a vítima será sempre colocada no lugar do Vilão

  • Avatar Elizabeth Lima de Castro

    Ao que tudo indica estamos vivendo em um país sem autoridade, sem lei, onde cada um pensa e age conforme lhe aprouver, é claro que só quem tem poder está “autorizado”a ter tal atitude, pessoas eleitas apesar de, segundo o TSE, estarem impugnadas, mas fica o dito pelo não dito, sinceramente me preocupo com o nosso futuro.

  • Avatar CECILIA

    Nosso “racismo”, digo nosso por ser estrutural, tem de acabar. Moro no Sul e percebo que o racismo brasileiro está em todos os lugares(acredito que aqui seja pior). Temos de reagir, não podemos aceitar! Parabéns aos policiais que não foram conivente. Parabéns ao agredido por denunciar, sei que não é fácil. #Vidasnegrasimportam #racismonao…

  • Avatar Iara de carvalho costa

    Isso só vai acabar quando esse tipo de crime for punido de verdade.srn direto a fiança.ja passou dos limites.

  • Avatar Alessandro

    E o vice-presidente do atual governo ainda diz não existir Racismo no Brasil. É óbvio que se fosse um garoto branco jamais isso ocorreria. Vamos acompanhar esse caso de perto para que os agressores e o supermercado pague por isso.

  • Avatar Alessandra Barros

    É extremamente importante que a sociedade alagoana acompanhe esse caso e cobrar punição para àqueles que cometeram tal barbárie. #racismonao #vidasnegrasimportam

Comments are closed.