7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Julho Amarelo: SMS de Maceió realiza ações de prevenção de hepatites

Serão realizados testes de hepatite B e C, além de testagem de sífilis e HIV; Atividades iniciam nesta quarta-feira e seguem até o dia 27.

Em Maceió, o mês de julho será dedicado à prevenção das hepatites. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, vai promover uma série de ações voltadas para a prevenção e diagnóstico da doença durante a campanha Julho Amarelo. As atividades iniciam nesta quarta-feira (04) e seguem até o dia 27.

O objetivo da campanha é ofertar ações educativas e preventivas com ênfase na prevenção das hepatites. Serão realizados testes de hepatite B e C, além de testagem de sífilis e HIV em idosos de todos os lares de acolhimento de Maceió.

A campanha é voltada para a população em geral, com ênfase em pessoas acima de 40 anos. Também são prioridades os que fizeram cirurgias, transplantes ou receberam transfusão de sangue antes de 1994, além dos que têm tatuagens e piercings.

A  coordenadora da Gerência de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Teresa Carvalho, destaca a relevância da campanha, que é realizada nacionalmente.“Nosso objetivo é despertar na comunidade a importância da prevenção para as hepatites, já que existem vários tipos, algumas inclusive mais graves”, frisou.

Seminário

Ainda no calendário do Julho Amarelo, no dia 26, será realizado um seminário sobre as hepatites em parceria com a Secretaria do Estado de Saúde de Alagoas (Sesau), no Centro Universitário Tiradentes (Unit). Já no dia 27, será ofertado um treinamento pelo Ministério da Saúde (MS) para as equipes que trabalham com o serviço especializado, também na Unit.