19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Juros altos vão aumentar preços no turismo e comércio, diz CNC

Confederação do Comércio lamenta a decisão do Copom do Banco Central de aumentar Taxa Selic

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de aumentar a taxa Selic em 0,25 pontos percentuais, levando os juros básicos para 10,75% ao ano vai refletir negativamente no comércio e no turismo, que vivem do crédito, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com o alerta da Confederação, a decisão do comitê do Banco Central do Brasil deve dar início a um ciclo de alta de preços que pode estender-se até o final de 2025, com a taxa chegando a 12% ao ano.

Já o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, optou por uma abordagem oposta, reduzindo sua taxa de juros em 0,5 deixando-a entre 4,75% e 5%, considerando o cenário da economia internacionalmente.

Para a CNC o aumento da Selic traz cenários preocupantes para setores como o comércio e o turismo, que sofrerão  as consequências com os juros altos.

“O aumento dos juros eleva o custo de capital para as empresas, dificulta o acesso a financiamentos e encarece o crédito ao consumidor”, afirmou a Confederação. Segundo a entidade, o impacto pode ser ainda mais grave em datas comerciais importantes, como Black Friday e Natal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.