20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Ladrou e não mordeu: Bolsonaro renova concessão da Globo

Além da “globolixo”, foram renovadas as da Band e Record por mais 15 anos

Bolsonaro durante anos ameaçou, de forma vazia, a renovação de concessão da Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou nesta terça-feira, 20, a renovação das concessões de emissoras de televisão por mais 15 anos. Com a assinatura de Bolsonaro, Globo, Record e Band tiveram suas concessões renovadas.

A portaria será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 21, segundo o jornal O Globo.

Ou seja: Bolsonaro berrou, ameaçou e, mais de uma vez, acenou com a possibilidade de não assinar a renovação da concessão, mas acabou renovando a licença do canal que por anos ficou chamando de “globolixo”.

Na última semana, o presidente já havia renovado a concessão do SBT. Agora, o texto segue para aprovação do Congresso. O Terra entrou em contato com as emissoras, mas não houve posicionamento até a publicação desta reportagem.

Segundo a Câmara dos Deputados, a Constituição estabelece que cabe à União explorar diretamente ou mediante concessão os serviços de rádio e TV.

Isso significa que o empresário que detém uma concessão não é o dono daquele negócio; ele está autorizado a explorá-lo por tempo determinado: no caso de rádio, por dez anos e, no caso de TV, 15 anos. O concessionário fica sujeito à fiscalização do poder público.

One Comment

Comments are closed.