21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Líder do tráfico no Litoral Norte de Alagoas morre durante operação policial

Operação visou traficantes e homicidas

Polícias Civil (PC) e Militar (PM) realizaram, nesta terça (26), uma operação integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para desarticular uma organização criminosa que atuava no Litoral Norte de Alagoas.

Os acusados de tráfico de drogas, e em alguns casos de homicídios, foram alvos de 25 mandados de busca e apreensão, mais outros cinco de prisão. Eles foram cumpridos em Maceió, Barra de Santo Antônio e Paripueira, sendo expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a DNARC, no bairro de Bebedouro, para lavratura dos procedimentos.

Participam da operação policiais militares do 11° Batalhão, 3ª Companhia Independente, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), Batalhão de Eventos (BPE), Grupamento Aéreo e Tigre.

Morte

As investigações detectaram que a organização criminosa era liderada por Weliton dos Santos Barros, o “Chinês, e que o grupo vinha praticando diversos crimes na região desde 2009. Em 2012 esse mesmo grupo foi acusado de mais de 20 homicídios no Litoral Norte.

Durante a operação, Weliton, que teria planos de expandir o tráfico de drogas para o Litoral Sul de Alagoas, foi abordado por equipes do Bope em uma residência no município de Coruripe. Ao ser abordado, ele tentou fugir e efetuou disparos contra os militares. Os policiais revidaram à agressão e atingiram Weliton. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar no hospital.