8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Loiola pede ajuda Federal e da Codevasf para projetos de irrigação destruídos por enchente

Deputado Lobão lembrou que em todos os anos o estado é castigado nos períodos da Quadra Chuvosa

Durante sessão ordinária, na manhã desta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado Inácio Loiola (MDB) encaminhou à Casa seu apelo ao Governo Federal e à Codevasf, em nome das populações ribeirinhas de Alagoas.

O deputado alertou para a situação crítica nos perímetros irrigados de Itiúba e Marituba. “Toda a área de piscicultura e agricultura está inundada. Os cultivos de peixe e plantios de milho, coco e feijão sofreram 100% de perda”, informou o deputado.

Loiola lembrou que os locais são de cobertura da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), que segundo ele, está descaracterizado. (Antes havia cobertura apenas do São Francisco, então incluiu o Parnaíba e região Norte”, lamentando sobre a pulverização de investimentos.

“A área inundada são de mais de 800 hectares e serão meses para toda essa água escoar, a menos que usemos de um sistema de bombeamenfo”, disse Loiola, sobre destinar a água da área inundada para o São Francisco.

Sensibilizado pela situação nos municípios de Porto Real e Igreja Nova, o deputado informou que já entrou em contato com o governador Paulo Dantas, que garantiu ajuda aos pescadores e agricultores castigados pelas chuvas.

Aparte

Em aparte, o deputado Lobão (MDB) lembrou que em todos os anos o estado é castigado nos períodos da Quadra Chuvosa. E pediu esgotos para evitar o mesmo em 2023.

O deputado Ronaldo Medeiros traçou um paralelo da descaracterização e desmonte da Codevasf com a de outros órgãos semelhantes, de alcance Federal e ambiental, no governo Jair Bolsonaro.

Já a deputada Jô Pereira garantiu que recebeu imagens das áreas citadas por Loiola, na quinta-feira, e que prontamente já enviou para a presidência da Codevasf, ao presidente da Câmara Arthur Lira (PP) e para a Defesa Civil Nacional.

“Providências estão sendo tomadas. A Codevasf, desde sexta com ministério do Desenvolvimento Regionalização, estuda promover promover auxílio necessário aos produtores até a situação se normalizaram”, garantiu Pereira.

A deputada também surgiu que o governo Paulo Dantas também utilize recursos estaduais do Fecoep em favor dos agricultores prejudicado.