21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula: 100 dias de prisão, com presença na mídia e liderando todas as pesquisas eleitorais

Potencial de voto, segundo o DataPoder360, é de 35%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi preso em  7 de abril de 2018 e completou 100 dias de privação de liberdade no domingo (15.jul.2018). A rigor, como apresentou-se à noite para a Polícia Federal naquele dia, os 100 dias exatos caem no fim desta 2ª feira –quando se consideram 100 períodos completos de 24 horas.

O petista está na Superintendência Regional da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do Tríplex do Guarujá.

Lula: 100 dias

Mesmo detido, o petista segue liderando todas as pesquisas de intenção de voto para Presidência da República quando seu nome é testado. Mantém assim forte presença na mídia.

Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada dia 10 de junho, Lula tem 30% de intenções de voto, percentual não muito diferente do que registrou em pesquisas anteriores, de várias empresas.

Nos cenários em que o petista está ausente, de acordo com o Datafolha, o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) mantém a liderança da corrida presidencial com 19% das preferências, seguido pela ex-senadora Marina Silva (Rede), que aparece com até 15%.

Quando registrar sua candidatura a presidente, Lula deve ser considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado em 2ª Instância por órgão colegiado. Essa decisão será tomada pela Justiça Eleitoral. Se seu registro for negado, o petista poderá recorrer a Instâncias superiores.

Mesmo com o risco de não ter Lula como candidato na reta final do processo, o PT tem afirmado que registrará o ex-presidente no dia 15 de agosto no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No levantamento do DataPoder360, divisão de pesquisas do Poder360,  Lula tem um potencial de voto de 35%.