20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Lula assume transição em Brasília para destravar impasses políticos

Presidente eleito desembarca em Brasília nesta segunda-feira e vai comandar a transição

Lula desembarca em Brasília nesta segunda para comandar articulações políticas na transição.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a Brasília nesta segunda-feira, 28, para assumir a coordenação da articulação política a fim de que o futuro governo consiga aprovar a proposta que garantirá os compromissos feitos na campanha.

O compromisso mais imediato é garantir a aprovação no Congresso da PEC da Transição, que prevê o pagamento do Bolsa Família no valor de R$ 600, para a população vulnerável, fora do teto de gastos, durante o os 4 anos de governo.

A PEC é a garantia, segundo o Gabinete de Transição, de que o governo Lula, a partir de 1º de janeiro do próximo ano, não paralisará suas atividades por falta de orçamento, considerando a desorganização fiscal e financeira herdada do governo Jair Bolsonaro (PL).

No Gabinete da Transição há a certeza de que a entrada do presidente eleito em campo, adiada em função da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) e de uma cirurgia na garganta, agora é vista como fundamental para destravar as pendências do processo em função das diferentes visões políticas do Congresso e do mercado financeiro.