20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula critica acusadores da Lava Jato e diz: Nunca aceite ser chamado de ladrão sem ser

Presidente eleito diz que vai acabar com as privatizações e anunciou Mercadante no BNDES

Lula fala em evento no Centro Cultural, espaço reservado para o gabinete da Transição

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), nesta terça-feira (13/12), que o ex-ministro e coordenador dos grupos temáticos da transição, Aloísio Mercadante, será o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir de janeiro.

Foi o único anúncio em relação a cargos feito por Lula no evento de encerramento dos grupos temáticos da transição.

Lula também afirmou que “acabaram as privatizações”, ao declarar que “algumas empresas públicas vão mostrar sua rentabilidade”.

O presidente eleito ainda criticou o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, principais responsáveis pela prisão do petista na Operação Lava-Jato. Disse que não quer vingança, mas que não esquecerá o que foi feito com ele, que teve todas as condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nunca aceite ser chamado de ladrão sem ser”, disse Lula, que só aceitou a candidatura à Presidência por considerar que era o único capaz de derrotar Jair Bolsonaro (PL). “Os meus acusadores, os que me condenaram não andam de cabeça erguida como eu”, declarou.