19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula diz em Bruxelas que agressores de Moraes são ‘animais selvagens’

Para o presidente trata-se animais que renasceram do neofascismo colocado em prática no Brasil por Bolsonaro

.

Lula: animais selvagens atacaram o ministro Alexandre de Moraes, em Roma.

O presidente comparou os acusados de agressão ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a “animais selvagens”.

A declaração foi dada nesta quarta-feira, 19, pouco antes de deixar Bruzxelas, onde o presidente esteve participando da Cúpula dos países Latinos e Caribenhos com a União Europeia.

Os ataques a Moraes foram feitos por bolsonaristas no aeroporto de Roma, no último fim de semana, quando o ministro estava em companhia do filho, que teria sido agredido pelo casal Roberto Mantovani Filho e Andréa Mantovani e o genro Alex Zanatta.

Na declaração, o presidente disse que são “animais selvagens”, que renasceram no “neofascismo colocado em prática no Brasil” por seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que ainda não se pronunciou sobre o caso.

Punição contra o ódio

“Nós precisamos punir severamente pessoas que ainda transmitem ódio, como o cidadão que agrediu o ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto de Roma. Um cidadão desses é um animal selvagem, não é um ser humano”, disse Lula em entrevista coletiva antes de deixar a Bélgica.

O presidente brasileiro ainda mandou recado aos apoiadores radicais de Bolsonaro, que insistem nos ataques a autoridades, dizendo que essa gente “tem que ser extirpada”.