20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Lula diz que destino está traçado e que Bolsonaro precisa passar a faixa para ele

Em Pernambuco, petista diz que derrota do presidente ‘está dada’ apesar de uso da máquina pública

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta sexta-feira (14) que nenhum presidente da história do país usou a máquina pública em uma campanha como Jair Bolsonaro (PL), mas que, ainda assim, ele perderá a disputa.

“Ele pode gastar o que ele quiser, está dado. O destino do Bolsonaro está traçado: ele vai ter que ter humildade e, no dia primeiro de janeiro, entregar a faixa”.

O candidato petista disse “nunca antes na história do Brasil” um presidente usou tanto a máquina pública para tentar ganhar as eleições. “Se somados todos os presidentes da República, todos juntos não gastaram a metade do que o Bolsonaro ta gastando hoje.”

E acusou o presidente da República de mentir em sua campanha, ao dizer, por exemplo, que garantiria o valor de R$ 600 para o Auxílio-Brasil em 2023. Criticou também o uso de obras iniciadas durante as gestões petistas, como a transposição do rio São Francisco, como legados de seu governo.

O ato de Lula no Recife acontece um dia após a passagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) pela cidade com público esvaziado. “Seria até bom alguém ligar para ele para ele ligar a televisão e ver a nossa caminhada”, disse o petista nesta sexta.

Evento de Bolsonaro em Recife não vingou

Durante a agenda em Pernambuco, Lula está acompanhado da candidata a governadora Marília Arraes (Solidariedade). No primeiro turno, o petista apoiou Danilo Cabral (PSB), que acabou em quarto lugar. Na primeira rodada, Marília fez campanha para Lula, mesmo sem ter o apoio oficial do ex-presidente.