19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Lula diz que reunião com Zelenski será sobre o que o ucraniano quiser conversar

Pedido de encontro partiu do líder ucraniano e ambos se reúnem nesta quarta, em Nova York

O presidente Lula tem reunião marcada hoje (20) com o presidente ucraniano Volodimir Zelenski, “sobre os problemas que ele quer conversar comigo”.

As expectativas para o encontro, segundo o petista, são de “uma conversa de dois presidentes de países, cada um com seus problemas, suas visões”.

Lula, no entanto, deve manter na reunião a proposta que vem defendendo de criação de um “clube da paz”, um grupo de cinco países sem interesse direto no conflito entre Rússia e Ucrânia para mediarem uma solução pacífica.

O pedido de uma reunião bilateral partiu de Zelenski. O Brasil aceitou a solicitação e ofereceu dois horários. A reunião está prevista para ocorrer por volta das 17h no hotel em que o brasileiro está hospedado.

Antes, Lula enfatizou a reunião com o presidente americano Joe Biden. “É a primeira vez em 500 e tantos anos de existência do Brasil que você senta com um Presidente da República americana em igualdade de condições para discutir um problema crônico”, afirmou.

Vale constar que na reunião do G7, em Hiroshima, ambos participavam na condição de convidados e o governo brasileiro afirmou que havia oferecido três horários a Zelenski na ocasião, e que este “simplesmente não apareceu”.

Lula volta para Brasília à noite. Anteriormente, a previsão era que o petista deixaria os Estados Unidos na quinta de manhã, mas a volta foi antecipada.