21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula é pressionado para concordar com prisão domiciliar

Ex-presidente é contra, pois quer inocência reconhecida

O ex-presidente Lula está sendo pressionado por pessoas próximas para concordar com o pedido de uma prisão domiciliar. Esta se tornou uma possibilidade após juízes de tribunais superiores em Brasília se surpreenderem com o aspecto envelhecido do mandatário do PT.

Desde então, a ideia de prisão domiciliar para Lula voltou a ser discutida em gabinetes, embora seja considerada remota. Mas como se tornou algo possível, amigos, correligionários e familiares fazem coro para que ele mesmo lute por esta ideia.

O porém é que o petista sempre foi contra, pois faz questão de ter a inocência reconhecida. Ele segue resistindo à hipótese. Mas que o está visitando seguirá colocando esta ideia na cabeça.

Habeas Corpus

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para esta terça-feira (4) o julgamento de mais um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente. O processo estava liberado para julgamento pelo relator, ministro Edson Fachin. Fazem parte do colegiado os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Cármen Lúcia, Fachin e o presidente, Ricardo Lewandowski.

No habeas corpus, Os advogados de Lula argumentam que a indicação do juiz federal Sergio Moro para o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro demonstra parcialidade do magistrado e também que ele agiu “politicamente”. Moro irá assumir o Ministério da Justiça em janeiro.