20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Lula escolhe irmã de Marielle Franco para ser ministra da Igualdade Racial

Nomeação de Anielle para a pasta não era certa, pois teria enfrentado resistência de Janja, futura primeira-dama

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a ativista Anielle Franco, irmã da vereadora carioca assassinada Marielle Franco, como a futura ministra da Igualdade Racial.

Em reunião com o próximo presidente, na noite de ontem (21), Anielle formalizou o processo de nomeação, que deve ser oficializado hoje. A pasta ainda precisa ser criada, pois não existe no governo Jair Bolsonaro (PL).

É esperado que em pronunciamento na sede do governo de transição, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), Lula anuncie a maioria de seus ministros, conforme antecipou o futuro chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).

A nomeação de Anielle para a pasta não era certa, pois teria enfrentado resistência da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que deseja ter uma ex-colega de trabalho na estatal Itaipu Binacional no comando da pasta das Mulheres.

A ativista então passou a ser cotada para assumir a Igualdade Racial e, nas últimas semanas, desbancou o sociólogo petista Marvs Chagas, secretário de Planejamento do território e Participação Popular da Prefeitura de Juiz de Fora (MG).

Anielle passou a contar mais recentemente com o apoio de setores dos movimentos antirracistas, como a Coalizão Negra por Direitos.