21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula pede fim de briga política a Renan e Lira, após crime da Braskem

O presidente reuniu os dois políticos e pediu que se estabelecesse um pacto de governança por Alagoas e o Brasil

Segundo o ministro Rui Costa, Renan e Lira decidiram fazer o pacto

A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o desabamento da mina da Braskem em Maceió foi para “deixar eventuais disputas políticas de lado”, disse o ministro Rui Costa, da Casa Civil.

Segundo ele, o pedido pela trégua política partiu do próprio presidente e foi aceito de maneira “unânime”. A crise em Alagoas colocou o Palácio do Planalto em meio a uma disputa política envolvendo aliados importantes.

— Saímos da reunião com um pacto onde todos se comprometeram a deixar eventuais disputas políticas de lado para colocar em primeiro lugar o interesse da população, a situação da população. Todos saíram com esse pacto de deixar eventuais rusgas políticas de lado e priorizar o interesse da população. Foi unânime a posição de todas as representações políticas de aceitar essa sugestão do presidente — afirmou o ministro Rui Costa.

Ele disse ainda que a reunião foi para ter um pacto de governança “e esse pacto está feito, a partir de hoje vamos começar a trabalhar”. Declarou ainda que todo o resto estará vinculado a isso, as ações judiciais, a CPI, tudo estará vinculado a essa governança. Nós queremos, no período mais curto possível, resolver o problema da população. E resolvendo isso, resolvemos todo o resto’.