18 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula reúne líderes da Câmara no Palácio e Arthur Lira não participa

Parlamentares defendem emendas impositivas e livres de criminalização e dizem que reunião foi de reaproximação

Durante reunião com líderes da Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse aos parlamentares que não tem candidato à sucessão de Arthur Lira (PP), para o comando da casa.

O presidente agradeceu aos líderes, que também foram ouvidos e todas as falas foram no sentido de reafirmar o compromisso dos partidos da base com o governo, segundo relator da CNN.

De acordo com as informações o presidente da Câmara, Arthur Lira, não foi ao encontro, que teve a apresentação de uma planilha pelo Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais.

Na planilha consta uma lista de projetos aprovados na Câmara desde o início do atual mandato de Lula.

Emendas e criminalização

Na abertura do encontro, os líderes da Câmara dos Deputados disseram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que querem evitar a “criminalização” das emendas parlamentares, que hoje constituem um nó nas relações entre os Três Poderes da República.

Eles  defenderam a impositividade, ou seja, a obrigação de pagamento de parte desses recursos. De acordo com os líderes, a reunião foi um momento de “reaproximação” e ocorreu em clima “amistoso”, mesmo diante do tema.