19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Lula se anima para disputar a Presidência em 2026 com uma reeleição de Biden

Lula também afirmou que não se oporia caso um ministro de seu governo desejasse disputar as eleições em 2026

O presidente Lula (PT) considera uma possível candidatura ao cargo novamente em 2026 e dá como exemplo a reeleição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como um “estímulo” para ele.

Atualmente em seu terceiro mandato como presidente, Lula revelou ter se encontrado com Biden em Hiroshima, no Japão, onde perguntou ao líder americano se era verdade que ele iria concorrer à reeleição. Biden teria confirmado sua intenção, o que incentivou Lula. Em uma entrevista ao SBT, Lula declarou: “Ele (Biden) disse: ‘Eu vou’. Eu disse: ‘Isso é um estímulo’, afinal, sou mais novo que ele.”

A declaração foi dada em entrevista ao SBT nesta quinta-feira, 6.

Lula, no entanto, enfatizou que seria “irresponsabilidade” discutir eleições neste momento. Sua decisão de concorrer à reeleição em 2026 dependerá principalmente de sua condição física, considerando seus 77 anos de idade. Caso sua saúde o permita, o petista buscará a Presidência no próximo pleito.

Lula também afirmou que não se oporia caso um ministro de seu governo desejasse disputar as eleições em 2026, desde que o fizesse no momento adequado.

“É importante que a gente tenha muita paciência, muito cuidado”, ponderou sobre as expectativas para 2026. “Não vou permitir que ministro meu faça política antes do tempo. Fazer política depois que chegar março ou abril de 2026, que tiver a convenção partidária, quiser ser candidato, se afastar do governo, pode ser candidato. Todo mundo pode ser candidato”,