20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Lula tem governo aprovado por 40% e reprovado por 20%, diz pesquisa Quaest

Mais de 75% acreditam que o presidente está certo em tentar forçar a queda da taxa de juros definida pelo Banco Central

Lula, no dia da posse, com a faixa presidencial. Foto: Ricardo Stuckert

O terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado como positivo por 40% dos entrevistados em pesquisa da Quaest. Após 45 dias de governo, a gestão petista é vista como regular por 24% e como negativa por 20%. Outros 16% não responderam ou não opinaram.

A pesquisa ouviu 2.016 pessoas da última sexta-feira (10) até a segunda (13) e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

Na avaliação de 38%, o governo Lula não está nem melhor nem pior do que o esperado. Para 33%, está melhor do que o esperado, enquanto 18% opinam que está pior do que o esperado —11% não responderam ou não sabem.,

A maioria (60%) acredita que o governo Lula será melhor do que foi o governo Jair Bolsonaro (PL), mas 27% afirmam que será pior —para 8% será igual e 5% não sabem ou não responderam.

Quando a comparação é em relação aos governos anteriores de Lula, o otimismo se mantém: 53% dizem crer que Lula 3 será melhor do que as outras gestões do petista; 25% dizem que será pior e 14% dizem que será igual.

O levantamento perguntou também se as pessoas ficaram sabendo do embate de Lula com o Banco Central a respeito da taxa de juros —67% responderam que não e 30% que sim. Para 76%, o petista está certo em tentar forçar a queda da taxa de juros —16% acham que não.

A respeito dos ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro, 94% desaprovam a ação e apenas 4% aprovam. Para 51%, Bolsonaro teve influência nas invasões (38% acham que não) —e Lula saiu mais forte para 72% (14% o veem mais fraco).