6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Lula tem sentenças anulas, fica elegível e PT já negocia apoio a partidos de centro

Confirmação de sua elegibilidade para 2022 devem acelerar as negociações

Por maioria, o STF (Supremo Tribunal Federal) manteve a decisão do ministro Edson Fachin que beneficia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foram oito votos a favor e três contra – Nunes Marques, apontado pelo presidente Bolsonaro, do decano Marco Aurélio Mello e do presidente do Supremo, Luiz Fux.

A maioria concordou com a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar Lula, mas não entrou em consenso sobre o destino dos processos: se o Distrito Federal ou São Paulo.

Esse ponto será discutido na próxima semana, quando o plenário também deve analisar se pode rever a decisão acerca da suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso do triplex do Guarujá, já julgada na Segunda Turma do tribunal.

2022

A anulação das condenações do ex-presidente Lula (PT), confirmada no plenário do STF nesta quinta-feira (15), e a confirmação de sua elegibilidade para 2022 devem acelerar as negociações em torno do possível apoio de partidos mais ao centro à sua candidatura à Presidência da República.

A estratégia envolve a negociação de apoios a candidatos de partidos como o PSD, MDB e PSB nos estados, tendo como contrapartida o apoio ao ex-presidente em sua tentativa em retornar ao Planalto em 2022.

O entendimento entre líderes do partido é que, ao contrário das eleições de 2020, quando o partido lançou candidaturas em 21 das 26 capitais, no próximo ano o partido deve apostar em alianças com candidatos do campo de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo pesquisas recentes, Lula não só venceria Bolsonaro em uma disputa no 2º turno, como também é o candidato com os menores índices de rejeição.