19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Lula viaja 2ª feira para a reunião de cúpula da Celac-UE em Bruxelas

Presidente brasileiro participa do encontro com 60 chefes de Estados como líder do Mercosul

Lula vai a Bruxelas na segunda-feira para cúpula Celac-UE

O Presidente Luiz Inácio Lula (PT) estará viajando na segunda-feira (17) para participar, enquanto líder do Mercosul, da reunião da da cúpula Celac-UE, em Bruxelas, na Bélgica.

A reunião de Lula com os líderes da União Europeia está marcada para a próxima terça-feira, 18. A ideia do presidente brasileiro é fortalecer relações entre os blocos.

O encontro terá a presença de líderes representantes das 33 nações que integram a  Comunidade dos Estados Latino-Americano e Caribenhos (Celac) e de representantes de 27 países da União Europeia.

Os 60 chefes de Estados deverão discutir questões como mudança do clima; comércio e desenvolvimento sustentável; inclusão social; recuperação econômica pós-pandemia; transição energética, transformação digital justa e inclusiva; migrações; reforma da arquitetura financeira internacional; luta contra o crime organizado; e cooperação para o desenvolvimento.

Serão abordadas ainda diferentes iniciativas e projetos de cooperação, com vistas ao fortalecimento das relações birregionais.

Na agenda do presidente Lula durante a cúpula Celac-UE há um encontro dele previsto com a presidente da comissão europeia, Ursula von der Leyen. Na ocasião, Lula deve falar do acordo com o Mercosul, mas não há grandes expectativas.

Lula entende que está presidindo o bloco de países sul-americanos em um momento decisivo das negociações para fechar o acordo com os europeus.

A última cúpula da Celac-UE aconteceu 2015. O Brasil voltou a fazer parte da Celac em janeiro deste ano, como uma das primeiras ações de Lula ao assumir o Planalto, após um período de quase três anos do país afastado.