25 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Expresso

Maceió tem primeiro dia de vacinação infantil marcado por emoções

Início da imunização teve manifestações de esperança e atividades lúdicas voltadas para as crianças

Emoção marca o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para crianças em Maceió
Início da vacinação infantil no Maceió Shopping. Foto: Victor Vercant/SMS
Esta segunda-feira (17) começou cheia de emoção e esperança para pais e crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades em Maceió. O motivo foi o início da vacinação contra a Covid-19 para esse público nos quatro pontos fixos da capital – Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes).O pequeno Sérgio Miguel Ferreira, de 10 anos, foi a primeira criança a ser vacinada no ponto do Maceió Shopping. Aguardando na fila desde as 8h, a mãe de Sérgio, Maria Cícera Ferreira, quis garantir que o filho fosse o primeiro a se imunizar. “É uma alegria muito grande, uma emoção que não cabe em mim. Todos na nossa casa estão vacinados, só faltava ele, então é um alívio poder dar essa segurança para ele, que tem mielomeningocele, condição onde ocorre uma falha no fechamento da estrutura do tubo neural”, explica.

Sérgio Miguel também se sente feliz por ter tomado a 1ª dose da vacina e aproveita para deixar um recado para as crianças. “Todo o mundo tem que se vacinar para a gente se livrar dessa Covid o mais rápido. Me sinto muito bem de ter me vacinado”, comentou. Após garantir sua imunização, ‘Serginho’ tirou fotos com os profissionais de saúde e alguns personagens infantis como o Mickey e Pateta e recebeu um Certificado de Coragem.

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, visitou o primeiro dia de vacinação no Maceió Shopping e conversou com pais e responsáveis e as crianças presentes nesse primeiro dia de vacinação. Segundo a secretária, esse é um momento de muita alegria. “A gente como mãe, avó e médica se sente muito feliz por iniciar essa vacinação. Está tudo muito organizado, só aguardando os pais e crianças se vacinarem. Nossa campanha de vacinação inicia hoje uma nova fase e, com certeza, será mais um sucesso”, comemora.

Secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes. Foto: Victor Vercant/SMS
Secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes. Foto: Victor Vercant/SMS

Ao longo de toda a semana, em todos os pontos de vacinação destinados às crianças, estão sendo desenvolvidas atividades lúdicas como oficinas de slime, personagens temáticos infantis, distribuição de lanches, dores e certificados para as crianças para que as crianças possam se sentir mais à vontade durante a imunização.

Socorro Braga, enfermeira responsável pelo ponto de vacinação do Maceió Shopping, diz que o sentimento é de adrenalina e alívio ao mesmo tempo. “Estamos todos ansiosos esperando por essa vacinação das nossas crianças. Estamos preparados para receber esse público, temos vacinas, profissionais e estrutura suficiente para proporcionar ambiente acolhedor para as crianças”, afirma.

Socorro Braga, enfermeira responsável pelo ponto de vacinação do Maceió Shopping. Foto: Victor Vercant/SMS
Socorro Braga, enfermeira responsável pelo ponto de vacinação do Maceió Shopping. Foto: Victor Vercant/SMS

Quem também se vacinou nesta segunda-feira foi Ricky Juliano Gomes, de 6 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Acompanhado da mãe, Luciene Gomes, o menino garantiu sua primeira dose de esperança e garante que não sentiu medo da vacina. “Estou feliz, não senti medo nenhum e nem doeu nada”.

A mãe de Ricky ressalta que o sentimento é de esperança em dias melhores. “Agora meu filho está mais forte para lutar contra essa pandemia. Estava ansiosa por esse momento. Hoje vim tomar minha terceira dose e trouxe ele para a primeira, quis vir vacinar junto para encorajá-lo”.

Os primeiros vacinados em cada ponto de Maceió

Assim como Sérgio Miguel, outras crianças se apressaram para garantir o primeiro lugar entre os vacinados em cada ponto de vacinação. Na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, a primeira criança foi vacinada às 9h32. Rhuan Victor tem deficiência intelectual. Luan Pablo Rafael, de 9 anos, com deficiência intelectual, também foi vacinado na manhã desta segunda-feira no local.

Sobre a vacinação

Os quatro pontos de vacinação contam com salas climatizadas da Pfizer exclusivamente para a vacinação pediátrica, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de espaço temático decorado e animadores.

Maceió recebeu 5.590 doses do imunizante e os técnicos da Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde participaram de treinamentos seguindo as recomendações específicas para a vacinação infantil.

Maceió seguirá os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças, começando, nesta segunda-feira (17), pelas crianças com deficiência permanente ou comorbidades, e seguirá em ordem decrescente de idade, conforme a disponibilidade de doses. Em seguida serão vacinadas as crianças sem comorbidades, conforme orienta o MS, também começando pela faixa etária de 11 anos. As demais faixas de público serão anunciadas nos dias seguintes.