16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Mais de 75% dos brasileiros temem perder emprego para IA

Segundo pesquisa, 76,6% dos entrevistados esperam impactos da tecnologia, com desemprego, privacidade e segurança de dados como preocupação

Uma pesquisa realizada pela Page Interim, com 5.354 profissionais da América Latina, aponta que 76,6% dos respondentes no Brasil creem que a inteligência artificial (IA) afetará parcialmente seus postos de trabalho.

Isso é um resultado da inquietações sobre a extensão da IA têm se feito bastante presentes, atingindo até mesmo o mercado de trabalho. Entre os motivos apontados pelos trabalhadores estão o desemprego, privacidade e segurança de dados.

Cada vez mais empresas vêm apostando na IA em alguns setores estratégicos, e isso pode impactar a oferta de vagas. Segundo o FMI, quase 40% dos empregos em todo o mundo podem ser afetados pelo avanço da IA e aumentar a desigualdade. E

sse fatia, segundo a entidade, é maior em países desenvolvidos, onde as mudanças serão mais perceptíveis, ante os emergentes — como o Brasil.

A falta de julgamento humano e intuição são outros fatores que inquietam os profissionais ao redor do mundo, como percebido no Panamá, México e Peru, que apresentaram resultados similares ao do Brasil.

Os dados mostram que mesmo assim, em meio a diversos riscos potenciais, a fatia de que pessoas ainda acreditam que a tecnologia tem potencial para ser benéfica, servindo como um “divisor de águas”, é de 32,1%.