7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Personalidades

Maria Esther Bueno: 1939 – 2018

Carreira extremamente vitoriosa alçou a tenista ao Hall da Fama da modalidade no ano de 1978

Lenda do tênis mundial e por muitos anos comentarista da modalidade no canal Sportv, Maria Esther Bueno morreu nesta sexta-feira. A ex-atleta de 78 anos, que fez história durante as décadas de 1950 e 1960, estava internada no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, após ser diagnosticada com um câncer na boca. Posteriormente, a doença evoluiu com metástase para ombro e costas.

A ex-tenista foi diagnosticada com um câncer no lábio, chegou a fazer uma cirurgia, porém evoluiu com metástase para ombro e costas. Durante o tratamento, ela chegou a jogar tênis na Sociedade Harmonia de Tênis, clube que frequentava, em São Paulo, mas teve de ser hospitalizada há pouco mais de duas semanas para cuidados intensivos devido ao agravamento do quadro, e precisou ser sedada na quarta-feira e seu quadro ficou inalterado até o falecimento nesta sexta-feira.

Com a raquete na mão, Maria Esther fez história e foi a primeira representante brasileira a se destacar na modalidade. Durante a carreira, a paulistana se tornou um dos principais nomes do esporte durante a transição do amadorismo para o profissionalismo.

Maria Esther Bueno conquistou sete títulos de Grand Slam de simples – quatro no Aberto dos Estados Unidos e três na tradicional grama de Wimbledon. Ela ainda levantou o troféu nas duplas em 12 oportunidades (uma delas nas duplas mistas ao lado do australiano Bob Howe).

Nas duplas, a brasileira colocou seu nome na história ao vencer os quatro torneios de Grand Slam no mesmo ano em 1960, marca atingida apenas por outras lendas como Martina Navratilova, Pam Shriver e Martina Hingis.

A carreira extremamente vitoriosa alçou a tenista ao Hall da Fama da modalidade no ano de 1978. Em 1959, temporada na qual venceu Wimbledon e o US Open, Maria Esther Bueno recebeu o prêmio de Atleta do Ano pela Associated Press (AP), sendo a única atleta do país a chegar a tal feito (tanto no masculino quanto no feminino).