19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Mark Zuckenberg fala no congresso americano sobre vazamento de dados

Desde que as denúncias sobre a utilização de dados dos usuários do Facebook, Zuckerberg iniciou uma maratona de explicações e mudanças na rede social

Fonte: Web

Zuckenberg, CEO de uma redes sociais mais lucrativas, o Facebook, irá participar de uma audiência pública, hoje (10) no Congresso dos EUA, com as comissões Judiciária e de Comércio do Senado. A pauta? O vazamento de dados de mais de 70 milhões de usuários norte-americanos para uma empresa britânica de marketing digital e consultoria política, a Cambridge Analytica.

As informações foram repassadas pelo desenvolvedor de um aplicativo de teste de personalidade disponibilizado no Facebook. Reportagens do The New York Times e The Guardian expõem que segundo um ex-funcionário, essas informações foram usadas para criar publicidade e influenciar eleições, inclusive a última disputa presidencial americana.

O presidente da Comissão Judiciária do Senado, Chuck Grassley, em comunicou em seu site pessoal, que as redes sociais revolucionaram a forma de comunicação, usando dados para conectar pessoas em todo o mundo. “Com todos os dados circulando no Facebook e em outras plataformas, usuários merecem saber como sua informação é compartilhada e armazenada”, comentou. Na quarta-feira (11), Mark Zuckerberg dará depoimento à Comissão de Energia e Comércio da Câmara de Representantes.