16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

MDA Alagoas lança mutirão para documentos na zona rural e quintais produtivos na zona urbana

Novos projetos foram discutidos pelo Coordenador do MDA, Gilberto Coutinho, e o deputado federal Paulão

Mutirão do MDA beneficia mulher trabalhadora

Um mutirão para a expedição de documentos para as mulheres trabalhadoras da zona rural do Estado vem sendo realizado pelo Coordenadoria Executiva do Escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em Alagoas.

Segundo o coordenador, Gilberto Coutinho, o evento já foi realizado em Palmeira dos Índios e Arapiraca, como forma de assegurar a cidadania legal as mulheres alagoanas que não dispõem de nenhum tipo de documentação, seja registro civil, CPF ou carteira de identidade.
Para a realização dos eventos, o MDA em Alagoas tem buscado a parceria de órgãos como a Receita Federal, da estrutura do serviço público nacional, bem como de órgãos estaduais como o Instituto de Identificação.
De acordo com Coutinho, no próximo fim de semana o evento estará acontecendo em União dos Palmares e no final do mês será em Delmiro Gouveia.

Quintais produtivos

Mas, além desses eventos, o MD/Alagoas decidiu colocar em prática o projeto “Quintais Produtivos”, que consiste em fomentar a cultura da produção de alimentos em pequenos espaços, seja na zona urbana ou rural. Para o Coordenador, esta é uma forma de  assegurar a produção de alimentos orgânicos de qualidade e ainda de assegurar uma boa alimentação para as famílias que mais precisam.
Em função deste projeto, Gilberto Coutinho, esteve em reunião com o deputado federal Paulão (PT-AL) (foto) discutindo formas de impulsionar o projeto, de maneira que possibilite inclusive a geração de renda para as comunidades que aderirem a iniciativa.
Para isso, disse ele, que o governo federal pretende liberar recursos para a agricultura “urbana e periurbana”, agregando ao projeto o programa Pronatec no Campo, que seria desenvolvido por meio de cursos a serem desenvolvidos pelos institutos federais de ensino público, como o Ifal, e as universidades.
“Tratamos disso com o deputado Paulão e ele se mostrou um entusiasta das novas iniciativas que partem de dentro do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para atender justamente as comunidades que mais precisam”, concluiu Coutinho.