19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Meio Ambiente de Maceió autua supermercado por lançamento irregular de esgoto na Pajuçara

Inspeção foi realizada após denúncias da população

Meio Ambiente autua supermercado por lançamento irregular de esgoto na Pajuçara
Esgoto clandestino estava sendo despejado na rede de drenagem. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra
A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autuou e notificou, na tarde desta quarta-feira (23), um supermercado localizado no bairro Pajuçara, por despejo de esgoto na galeria de águas pluviais e pela não realização da manutenção da caixa de gordura do estabelecimento.

A inspeção foi realizada após denúncias da população. A ação faz parte da Operação Línguas Sujas, que além da equipe do Meio Ambiente, conta com técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Teste com corante identifica esgoto clandestino. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra
Teste com corante identifica esgoto clandestino. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

O grupo técnico realizou os testes necessários para averiguar a responsabilidade da ação irregular e a posterior aplicação de multa e demais procedimentos cabíveis. Os resíduos despejados de forma irregular são canalizados pelo sistema de águas pluviais, culminando no mar e resultando nas chamadas línguas sujas, que podem desaguar no mar.

Por conta da infração, o estabelecimento comercial foi autuado com base na Lei Municipal Nº 4.548/96, que no Artigo 113, regulamenta que é “proibido o lançamento de esgoto, mesmo tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais”.

Após o envio da notificação, a Semurb solicita que as providências sejam prontamente adotadas e que a defesa seja apresentada nos próximos dias.

“As ações de fiscalização da Prefeitura de Maceió acontecem de forma constante. Contamos sempre com as importantes denúncias da população a este respeito. Afinal, o nosso trabalho é justamente proteger e preservar o meio ambiente em nome da povo maceioense”, pontuou o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti.